banner

Objetivo do curso

O ProAnpec é um curso promovido pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que se destina a preparar os candidatos para o Exame Nacional da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia). O exame da Anpec seleciona candidatos a Mestre em Economia nos cursos oferecidos por instituições tais como USP (FEA, FEA-RP), Unicamp, FGV-SP, FGV-RJ, PUC-RJ, UNESP, UFRGS, UFPE, PUC-SP, UFRJ e UFMG, entre outras.

Há mais de 15 anos em São Paulo, o ProAnpec sempre colocou os alunos entre as melhores classificações, numa média de 30 entre os 100 primeiros colocados, com várias primeiras colocações em muitos anos. Em 2006, 2007, 2012 e 2014 ficamos em 1º lugar, em 2008, 5 alunos ficaram entre os 20 primeiros, em 2009, 2010 e 2013, 2 alunos ficaram entre os 10 primeiros e em 2011 colocamos três alunos entre os 10 primeiros.

Tendo em vista o caráter de disseminação do conhecimento em Economia e melhora do nível do profissional nessa área, o curso não visa lucro para o IBNE e OEB, razão pela qual as anuidades destinam-se tão somente para cobrir os custos estritamente relacionados ao curso. Com isso, o valor da anuidade é atrativo para que alunos último-anistas e profissionais recém-formados, em diversas áreas, tais como economia, administração, engenharias, direito, contabilidade, jornalismo, matemática, entre outros, façam o curso.

Embora dirigido ao Exame da Anpec, o curso também é adequado para os interessados em concursos públicos onde é incluída a área de Economia: Banco Central, Tesouro Nacional, BNDES, IBGE, bem como para os concursos públicos na área fiscal (Receita Federal, Fazendas Estaduais e Municipais).

As disciplinas ministradas no curso são Macroeconomia, Economia Brasileira, Matemática, Estatística e Microeconomia, cobrindo o programa completo solicitado no Exame da Anpec.

O corpo docente é composto por professores doutores formados pela USP.